Limite de 270 pessoas por dia na Cachoeira do Paraíso. Os ingressos são distribuídos gratuitamente no Portal do Perequê !



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CONHEÇA A JURÉIA


A Estação Ecológica Juréia Itatins (EEJI), com uma área de 79.830 ha e um gradiente altitudinal que vai do nível do mar até 1.240m, abrange um série de formações características da Mata Atlântica, dentre as quais destacam-se a Serra do Itatins e o Maciço da Juréia, recobertos por floresta ombrófila densa de encosta e a planície do Rio Una do Prelado, onde ocorrem formações vegetais de planície fluvial, restinga e manguezal.

Maciço da Juréia
É um dos cinco mais importantes ecossistemas de todo o mundo, localizado no Estado de São Paulo entre as cidades de Peruíbe (8.427,03 ha), Iguape (63.190,07 ha), Itariri (3.270,09 ha) e MIracatu (4.943,00 ha) seu significado em tupi-guarani é ponta saliente. É um imenso maciço de rocha que sai do continente, invade a praia e avança em direção às águas do mar. Trata-se de um dos trechos de floresta atlântica mais ricos e intocados do Brasil.

O continuum ecológico formado pelos diferentes ecossistemas, com alto grau de preservação, garante a manutenção de habitats para um grande número de espécies da fauna, muitas das quais são endêmicas e/ou raras, ou ainda encontram-se ameaçadas de extinção. É notável o elevado grau de biodiversidade e o potencial de endemismos, em especial na região do maciço da Juréia.
Serra do Itatins



Sua fauna, muito rica apresenta espécies como a suçuarana, a biguatinga, o raro mono-carvoeiro, gambá, o quati, o tucano, o jaguar, a anta, o papagaio-de-cauda-vermelha.

Além da grande diversidade biológica, a unidade garante a conservação de diversos sambaquis, indicadores da ocupação humana pré-histórica. Ocorrem ainda, na EEJI, comunidades caiçaras tradicionais que conservam tecnologia patrimonial e dependem da manutenção das áreas naturais para a preservação de seu modo de vida.

Sua beleza natural é composta por rios, cachoeiras, floresta atlântica, áreas de mangue, restingas e mais de 40 km de praias, sendo a praia do Rio Verde uma das últimas praias virgens do litoral paulista e costões rochosos intactos. A mata tem mais de 400 espécies de plantas medicinais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário