Limite de 270 pessoas por dia na Cachoeira do Paraíso. Os ingressos são distribuídos gratuitamente no Portal do Perequê !



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Juréia participa de Seminário Internacional


Nos dias 16 e 17 de abril a equipe da Estação Ecológica Juréia-Itatins esteve presente no Semináro Internacional Desconstruindo a Crise Civilizacional, um olhar sobre a Rio+20 organizado pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (PROAM) no auditório da Procuradoria da República-3ª região em São Paulo.
Sob a direção de Carlos Bocuhy (PROAM), o seminário contou com a presença de ambientalistas de diversos países como Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos e Brasil, lideranças indígenas, movimentos sociais e religiosos e especialistas das áreas acadêmicas e jurídicas.
O foco das discussões foram as propostas apresentadas pela Rio+20 com o propósito de capacitar a sociedade civil para a participação de forma lúcida, consciente e embasada do ponto de vista técnico científico. O evento foi um momento de reflexão sob a ótica dos que construíram a Agenda 21 e participaram da RIO 92.
A economia verde foi  uma das questões mais levantadas pelos ambientalistas, que criticaram o modelo que se baseia no uso sustentável dos recursos naturais como um disfarce para o capitalismo.
Foram colocadas em pauta também discussões sobre a nova proposta do código florestal como um retrocesso da legislação  ambiental brasileira, os impactos socioambientais de grandes obras como a Usina de Belo Monte, o Rodoanel em São Paulo e os investimentos que estão sendo gastos para a Copa de 2014.

É importante que a sociedade civil se mobilize para as questões ambientais e que participe destas discussões, pois as grandes decisões não estão refletindo a necessidade de todos, e sim de uma minoria.