Limite de 270 pessoas por dia na Cachoeira do Paraíso. Os ingressos são distribuídos gratuitamente no Portal do Perequê !



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Proposta Arvoreto - Plantio de Mudas Nativas da Mata Atlântica

O Arvoreto é uma proposta de interação do Programa de Educação Ambiental da Estação Ecológica Juréia Itatins junto as Unidades Escolares-UE's da região, a fim de realizar o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, preferencialmente frutíferas, nas dependências das mesmas. A idéia é  utilizar tal atividade como ferramenta pedagógica e através da transversalidade levar a Educação Ambiental aos alunos a partir das disciplinas curriculares.



Nosso objetivo é sensibilizar os atores da escola e demais membros da comunidade escolar  sobre a importância da floresta nativa, suas interações, processos florestais, possibilidades e responsabilidades.


Plantio - E.E. Prof. Ottoniel Junqueira
Oficina de Placas -  E.E. Prof. Ottoniel Junqueira
E.E. Ottoniel Junqueira
As escolas E.E. Prof. Ottoniel Junqueira e E.E. Maya Alice Ekman do município de Peruíbe participaram da proposta onde alunos e professores realizaram o plantio das mudas e a confecção de placas de identificação das espécies.



Plantio - E.E. Maya Alice Ekman

Plantio - E.E. Maya Alice Ekman
Oficina de Placas - E.E. Maya Alice Ekman
E.E. Maya Alice Ekman

Através de uma parceria firmada entre a Estação Ecológica Juréia Itatins e o Núcleo Itarirú do Parque Estadual da Serra do Mar-PESM  foram disponibilizadas às escolas mudas de Palmito Juçara (Euterpe edulis), Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha) , Araçá (Psidium cattleianum), Jacataúva (Cyntharexyllum myrianthum), Aroeira (Schinus terebinthifolius) e Ingá (Inga vera).

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, esse momento é propício para refletirmos sobre como nossas atitudes podem influenciar na sobrevivência destas espécies e de outras diversas  que dependem dela.

 Plantar uma árvore já é um bom começo !

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Alunos de Peruíbe desenvolvem atividades de estudos do meio na Juréia

A Estação Ecológica Juréia-Itatins vem ao longo do ano estreitando relações com a comunidade escolar do município de Peruíbe,  sensibilizando professores para  o desenvolvimento de atividades  pedagógicas com os alunos dentro das áreas da UC.


visita ao manguezal
Como desdobramento da Maratona de Educação Ambiental, os alunos da  E.E. Maya Alice Ekman desenvolveram atividades de estudo do meio no Núcleo Arpoador, onde tiveram a oportunidade de interagirem com diversos ambientes como o manguezal, restinga, costão rochoso e mata de encosta. 


Coleta de amostra do solo


Praia do Guarauzinho


Retrato dos ambientes


A equipe do Programa de Educação Ambiental da EEJI acompanhou o grupo de alunos promovendo a integração dos mesmos com os ambientes visitados através do desenvolvimento de dinâmicas de sensibilização, e disseminação de conceitos ecológicos.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mutirão de Limpeza na EEJI


No dia 27 de Junho, o Programa de Educação Ambiental da EEJI organizou um Mutirão de Limpeza nas praias do Guarauzinho, Arpoador, Parnapuã e Brava localizadas no Núcleo Arpoador com a cooperação das Escolas Prof. Ottoniel Junqueira, Maya Alice Ekman, Pe. Vitalino Bernini e José Roberto Preto do município de Peruíbe.

Foi recolhida aproximadamente 1 tonelada de lixo em 4 horas de coleta. A maior parte do material era composto de plásticos ( garrafas pet, embalagens de produto de limpeza) e uma outra de materiais variados como cordas, redes de pesca, metais, vidros e isopor.
A parceria da EEJI com a comunidade escolar é um reflexo do Projeto Maratona de Educação Ambiental, o qual tem aproximado professores e alunos junto as áreas da Juréia. A proposta do Mutirão de Limpeza foi  despertar nos alunos uma consciência ambiental com relação ao lixo gerado pelo homem e seus impactos na natureza, principalmente aos animais marinhos.
Enquanto vivermos em uma sociedade consumista, a tendência é a de que o lixo no mar aumente a cada dia, mas não podemos deixar de agir, e o que fizermos localmente fará uma enorme diferença para o nosso planeta.
 
                                                                               
                                                                                              E.E. Ottoniel Junqueira
                                                                           
                E.E. Prof. Padre Vitalino Bernini


Guarda Vida Amilton

                                                                              
                                                                                              E.M.E.F. José Roberto Preto
                                                                                

E.E. Maya Alice Ekman
















                    
Agradecemos à todos os funcionários da EEJI que contribuiram para que este evento acontecesse, 
ao Guarda Vida Amilton, à Sabesp Peruíbe pela distribuição dos copos de água e ao empenho e disposição de todos os alunos, professores, coordenadores e diretores das escolas participantes!
Equipe EEJI

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente na E.E. Portal da Juréia


O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 05 de junho, e foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Esta data cataliza a atenção e a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

A equipe do Programa de Educação Ambiental da Estação Ecológica Juréia-Itatins participou da programação da Semana do Meio Ambiente da Escola Estadual Portal da Juréia do Município de Peruíbe com dinâmicas de sensibilização e palestras abordando temas para a reflexão dos alunos como lixo no mar, consumismo e áreas protegidas.
É importante que ações em pról do nosso planeta não sejam apenas pontuais, como a celebração de uma data, mas sim que façam parte do nosso cotidiano.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Unesp São Vicente visita Núcleo Arpoador

O Núcleo Arpoador da Estação Ecológica Juréia-Itatins recebeu alunos da Unesp Campus São Vicente que sob a coordenação do Prof º Davis Grubber Sansolo, desenvolveram estudos com o propósito de conhecer o trabalho que tem sido realizado pelo Programa de Educação Ambiental da Juréia. 
Além disso um dos objetivos da visita foi verificar a estrutura existente no núcleo Arpoador e a relação de moradores do bairro do Guaraú com a EEJI. 


A equipe do Programa de Educação Ambiental da EEJI interagiu com os alunos e possibilitou uma vivência diferenciada do núcleo e seus ecossistemas.
A iniciativa de trabalhos desta natureza contribui para o fortalecimento das relações entre a unidade de conservação e a sociedade.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto Guri visita Juréia

No dia 06 de maio, o Projeto Guri de Itanhaém esteve presente na Estação Ecológica Juréia-Itatins com um grupo de 75 crianças e adolescentes para uma visita de cunho educacional no Núcleo Arpoador.

O Projeto Guri é uma associação que tem como missão promover a educação musical e a prática coletiva da música tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

Os principais objetivos do projeto é fortalecer a formação das crianças, adolescentes e jovens como sujeitos integrados positivamente em sociedade e difundir a cultura musical em sua diversidade.




A visita na EEJI proporcionou a estas crianças um contato diferenciado com a natureza através de dinâmicas de sensibilização e um aprendizado sobre os diferentes ambientes  e espécies encontrados no local.




Toda  visita foi acompanhada por monitores ambientais da EEJI que auxiliaram o Projeto Guri nas atividades com os jovens.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Juréia participa de Seminário Internacional


Nos dias 16 e 17 de abril a equipe da Estação Ecológica Juréia-Itatins esteve presente no Semináro Internacional Desconstruindo a Crise Civilizacional, um olhar sobre a Rio+20 organizado pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (PROAM) no auditório da Procuradoria da República-3ª região em São Paulo.
Sob a direção de Carlos Bocuhy (PROAM), o seminário contou com a presença de ambientalistas de diversos países como Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos e Brasil, lideranças indígenas, movimentos sociais e religiosos e especialistas das áreas acadêmicas e jurídicas.
O foco das discussões foram as propostas apresentadas pela Rio+20 com o propósito de capacitar a sociedade civil para a participação de forma lúcida, consciente e embasada do ponto de vista técnico científico. O evento foi um momento de reflexão sob a ótica dos que construíram a Agenda 21 e participaram da RIO 92.
A economia verde foi  uma das questões mais levantadas pelos ambientalistas, que criticaram o modelo que se baseia no uso sustentável dos recursos naturais como um disfarce para o capitalismo.
Foram colocadas em pauta também discussões sobre a nova proposta do código florestal como um retrocesso da legislação  ambiental brasileira, os impactos socioambientais de grandes obras como a Usina de Belo Monte, o Rodoanel em São Paulo e os investimentos que estão sendo gastos para a Copa de 2014.

É importante que a sociedade civil se mobilize para as questões ambientais e que participe destas discussões, pois as grandes decisões não estão refletindo a necessidade de todos, e sim de uma minoria.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Rio Una do Prelado e suas surpresas

Foto: Manuel Messias
A equipe de fiscalização da EEJI estava em mais uma noite de trabalho quando observou ao longo do Rio Una uma das espécies de répteis mais ameaçadas de extinção: o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). 


Foto: Manuel Messias
Foram encontrados um adulto e um filhote, o que evidencia a importância dessa área de Mata Atlântica para a preservação da espécie. Na EEJI esse jacaré pode ser encontrado no Rio Una e em banhados de restinga.


Foto: Manuel Messias
É carnívoro e alimenta-se de animais diversos. As fêmeas constroem seus ninhos utilizando principalmente folhas e gravetos.
Foto: Manuel Messias








Trata-se de ambientes complexos e frágeis, onde pequenas alterações podem levar ao desaparecimento de diversas espécies.



Fonte: MARQUES,Otavio A.V.;DULEBA, Wânia.Estação Ecológica Juréia-Itatins.Ambiente físico, flora e fauna.Ribeirão Preto: Holos, 2004.

terça-feira, 13 de março de 2012

Juréia participa do planejamento anual das escolas estaduais de Peruíbe


Nos dias 07, 08 e 09 de Março de 2012 a equipe do Programa de Educação Ambiental da Estação Ecológica Juréia Itatins participou do planejamento anual das escolas estaduais do município de Peruíbe apresentando para mais de 160
educadores a proposta da Maratona de Educação Ambiental com o intuito de aproximar a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades de cunho pedagógico dentro das áreas da EEJI.
Vale a pena salientar que a Escola Estadual  Prof. Padre Vitalino Bernini localizada no bairro mais populoso do município, realizou um dia de suas atividades de planejamento escolar dentro do Núcleo Arpoador.